A concepção deste livro conecta-se a uma dupla comemoração: por um lado, o centenário da Pedagogia Waldorf e, por outro, a inauguração da Faculdade Rudolf Steiner no Brasil. A intenção era reunir um debate sobre a educação Waldorf, sob a perspectiva contemporânea, a partir de autores que tivessem vivência direta da pedagogia de Rudolf Steiner e, ao mesmo tempo, uma conexão com a abordagem acadêmica.
O objetivo deste livro é colaborar com a ampliação do debate sobre a educação Waldorf, atualizando as perspectivas e abrindo inúmeras possibilidades de abordagem. Além disso, visa contribuir com a ação docente nas questões contemporâneas da educação. A ramificação dos temas explorados permite também uma gama de desdobramentos nas produções intelectuais e acadêmicas que possam surgir no futuro.
eBook gratuito
Os capítulos foram organizados segundo as afinidades entre os temas escolhidos e abordados pelos autores. Os desafios da educação no contexto do século XXI, aliados a um ideal de diálogo com a alteridade, são apresentados no primeiro capítulo - Possibilidade de humanização da escola, o diálogo e a educação integral - por Melanie Gesa Mangels Guerra. No segundo capítulo - Rudolf Steiner e os paradoxos da modernidade escolar - Marcelo Rito debate os problemas da escola na modernidade e o diferencial da concepção steineriana. Constanza Kaliks, no terceiro capítulo - Conhecimento como diálogo e participação: aspectos do impulso pedagógico de Rudolf Steiner e os desafios contemporâneos na educação -, discute a qualidade do vínculo como elemento constitutivo da educação.
Um estudo comparativo entre Piaget e Steiner, a respeito do desenvolvimento moral infantil é apresentado no quarto capítulo - Piaget e Steiner: perspectivas sobre o desenvolvimento moral – por Elizabete Flory e Maria Florencia Guglielmo. A questão das dificuldades de aprendizagem, as necessidades da infância e as possibilidades do Método Extra Lesson são debatidas no quinto capítulo - Importância das etapas do desenvolvimento infantil para a aprendizagem: ferramentas de avaliação e atuação pedagógico-terapêutica oferecidas pelo Método Extra Lesson – por Silvia Beatriz Prado Carneiro.
A possibilidade de intensificar a atuação docente a partir da abordagem biográfica é explorada no sexto capítulo - O processo biográfico docente e a potencialização do ensino e da autoeducação: ampliações da educação Waldorf – por Jonas Bach Jr. O último capítulo - Depois de décadas descobri que fui estudante Waldorf – apresenta uma análise autobiográfica de Ernesto Jacob Keim do seu próprio processo como docente.
Capítulos
Possibilidade de humanização da escola, o diálogo e a educação integral
Melanie Gesa Mangels Guerra
Rudolf Steiner e os paradoxos da modernidade escolar
Marcelo Rito
Conhecimento como diálogo e participação:
aspectos do impulso pedagógico de Rudolf Steiner e os desafios contemporâneos na educação
Constanza Kaliks
Piaget e Steiner: perspectivas sobre o desenvolvimento moral
Elizabete Flory
Maria Florencia Guglielmo
Importância das etapas do desenvolvimento infantil para a aprendizagem:
ferramentas de avaliação e atuação pedagógico-terapêutica oferecidas pelo Método Extra Lesson
Silvia Beatriz Prado Carneiro
O processo biográfico docente e a potencialização do ensino e da autoeducação:
ampliações da educação Waldorf
Jonas Bach Jr.
Depois de décadas descobri que fui estudante Waldorf
Ernesto Jacob Keim